Dentro da variedade de frutos de casca rija, é no cultivo da amendoeira em Portugal onde instalamos muitos dos nossos sensores de humidade.
A Plantae dedica-se ao design, desenvolvimento e comercialização de tecnologia de sensores sem fio para economizar água e melhorar a produção agrícola. Não vende plantas nem aconselha sobre as diferentes variedades ou tipos de amendoeira a plantar numa determinada área ou região.
Neste artigo, atualizado em janeiro de 2021, indicamos as suas características, as áreas ideais, o modo de rega, as podas e os percursos da amendoeira mais importantes a visitar no inverno ou na primavera.
Características da amendoeira em Portugal
A plantação de amendoeiras em Portugal depende fundamentalmente de quatro fatores:
- Risco de geadas, principalmente se forem tardias. A amendoeira floresce cedo, em algumas zonas no final de janeiro, como explicamos mais adiante. Toda a zona norte é muito fria e com geadas que podem chegar ao mês de maio. Isso prejudica seriamente as flores e, consequentemente, os frutos.
- Temperatura, não é necessário que seja muito alta. Na zona sul e no planalto, o regadio favorece-o.
- As chuvas de primavera, se forem muito abundantes, prejudicam a polinização e também aumentam a umidade relativa, o que também não é bom para ela.
- Os ventos, se forem fortes, destroem as flores e, portanto, a colheita será menor.
Áreas de produção de amêndoas em Portugal
Mapas de adequação da plantação de amêndoas na Espanha de acordo com os seguintes parâmetros:
Chuvas de primavera.
Eles alteram a polinização.

Zonas de calor
A amendoeira precisa de uma temperatura média-alta.

Risco de geada
As geadas prejudicam a floração.

Variedades
As variedades da amendoeira em Portugal dependem da zona, sobretudo do clima, por isso os percursos anteriores variam porque a floração nem sempre é à mesma hora.
Cuidados com as amendoeiras em Portugal
Quando plantamos uma amendoeira temos uma árvore padrão ou porta-enxerto, que na Espanha costuma ser a amendoeira franco, e o enxerto, que é a própria variedade.
Na altura da plantação, o número de amendoeiras depende do tipo de solo e do clima, mas cerca de 150 por hectare com 30% do total, embora com sistemas de rega se plantem 1000 árvores por hectare, sobretudo se for controlado por sensores.
Se a variedade for autoincompatível, coloque pelo menos 30% de outra variedade que permita a polinização. Ambos com a mesma data de polinização.
Uma vez plantado, um tutor será colocado nele.
Irrigação controlada da amendoeira
Para uma boa produção de amêndoa em quantidade e qualidade, o mais importante é controlar a irrigação:
- El clima de cada zona influye en la producción del almendro, por tanto según el tipo de clima debemos programar un riego u otro, porque la cantidad de almendra está en proporción directa al agua que recibe.
- La época de mayor necesitad de agua es en la floración y la formación del fruto. En primavera si no tiene suficiente agua de lluvia, tenemos que suplir sus necesidades con regadío controlado.
- El estrés hídrico perjudica tanto a la floración cómo a la formación del fruto, así como a la formación de las yemas. En verano puede disminuir un poco el agua, para favorecer la maduración siempre que se controle que no llegue acerrar los estomas de las hojas.
- En otoño necesitamos incrementar el riego porque así favorece el ciclo siguiente.
- El riego controlado influye también en la formación de la copa que a su vez indica el desarrollo radicular que va proporcional a la copa del almendro.
- La mejor forma de controlar el riego es que sea por goteo y lleve incorporados los sensores de humedad y conductividad, así como el caudalímetro.
- La conductividad en subsuelo nos indica si el terreno está acumulando sales en exceso. Su control ayuda al bienestar del almendro.
Plantae oferece controle em tempo real e também a possibilidade de instalar um Estação Plantae contar as horas de frio e a integral térmica.
Plantação intensiva de amendoeiras controlada por sensores Plantae

Fases de poda
- O primeiro no verão para remover os galhos baixos.
- No primeiro inverno é podada, deixando os galhos selecionados para formar a árvore.
- As ramificações principais devem formar um ângulo de 120º entre si, isso significa que as secundárias ficam melhor distribuídas entre as principais.
- No segundo inverno, os ramos secundários são deixados para os escolhidos. Se a árvore cresce pouco, devemos eliminar algumas das secundárias que apareceram nas principais.
- Nos anos restantes até a produção, os galhos supérfluos são removidos e a árvore pode crescer para cima.

Colheita de amêndoa

Terra ideal para cultivar amêndoas

Produção de amêndoa em Portugal

Zonas mais recomendadas para visitar as amendoeiras em flor em Portugal


Fonte