Já dedicamos vários artigos a essas culturas, mas hoje vamos nos aprofundar no melhor terreno para pistache e amendoeiras, dada a influência que têm na irrigação e no controle da salinidade.
O melhor solo para pistache
Escolher o terreno ideal para instalar uma plantação de pistache é uma das decisões mais importantes para o sucesso de nossa plantação.
Devemos levar em consideração vários fatores:
- Orientação: influencia especialmente as geadas tardias da primavera e este é um dos fatores que mais determinam a colheita. Em superfícies com cavidades, uma orientação para o sul é conveniente. Também influencia a colocação dos pistaches masculinos que devem proteger as áreas norte e sudoeste.
- Superfícies planas: favorecem menos escoamento e o uso de máquinas.
- A profundidade: a árvore se desenvolve melhor em solos profundos porque a disponibilidade de matéria orgânica e água é maior.
- Textura: deve ser argilosa-arenosa. Solos siltosos não são adequados para isso porque causam encharcamento e solos arenosos carecem de umidade. O pistache se adapta bem a épocas de seca e precisa de horas de frio para a dormência do inverno, mas na época da floração precisa de umidade e horas de sol para amadurecer.
- Boa drenagem: solo arejado e disponibilidade mineral.

Preparo do terreno para pistache e amendoeiras
Antes de proceder ao plantio dos pistaches, devemos praticar uma passagem profunda do subsolador para arejar o solo.
O solo deve ter pelo menos um metro de profundidade. Conter materiais orgânicos suficientes para favorecer a aderência da planta.
Plantio ordenado, com linhas separadas por pelo menos seis metros.



A melhor terra para amendoeiras
A escolha do terreno ideal para instalar uma plantação de amendoeiras e o clima da zona são os factores mais importantes que determinam o sucesso da plantação.
- Orientação: conveniente para que as geadas do final da primavera não o afetem. A amendoeira floresce mais cedo ou mais tarde, dependendo da área, e o início da primavera faz com que seja uma das primeiras árvores a florescer. Uma geada tardia ou uma forte chuva de primavera podem estragar as flores e causar o fracasso da colheita. Já dedicamos outro artigo muito detalhado à amendoeira onde podemos ver os percursos da amendoeira em flor e que variam conforme a zona.
- As superfícies planas: favorecem para que haja menos escoamento e o uso de máquinas. Se não for o caso, é conveniente esculpir com sulcos ou em forma de terraços para que a água seja melhor armazenada.
- A profundidade: a árvore se desenvolve melhor em solos profundos e férteis porque a disponibilidade de matéria orgânica e água é maior.
- Textura: deve ser argilosa-arenosa. Solos siltosos não são adequados para isso porque causam encharcamento e solos arenosos carecem de umidade. A amendoeira adapta-se bem a épocas de seca e precisa de horas de frio para a dormência invernal, mas na época da floração necessita de humidade e na maturação longos verões e muitas horas de sol.
- Boa drenagem: solo arejado e disponibilidade mineral.
Fontes: