Plantae dedica-se ao design, desenvolvimento e comercialização de tecnologia de sensores sem fio para economizar água e melhorar a produção agrícola. Por isso os sensores Plantae conquistam as plantações de abacate na Espanha.
Vamos falar sobre suas variedades e os cuidados que essa árvore precisa, que tem um fruto tão especial e é reconhecida como um dos alimentos básicos para uma boa saúde.
Também a importância da irrigação controlada para melhorar a qualidade.
A Plantae não vende pés de abacate nem aconselha sobre a variedade ou tipo de abacate a plantar na sua área ou região. Nosso artigo é informativo sobre sensores e sondas de umidade e temperatura do subsolo para aplicar a agricultura de precisão em todo o seu estado fenológico.
Irrigação de abacate em Portugal
O cultivo do abacate em Portugal e sua fenologia é mais complicado do que o de outras frutas. Vamos avaliar alguns fatores que devemos levar em consideração.
Irrigação
O clima ideal para o cultivo de abacate é tropical. Humidade do subsolo muito quente e controlada.
As raízes do abacateiro não são muito profundas, não é uma árvore que pode buscar umidade do interior em épocas de seca e, no entanto, precisa ter umidade para que os frutos sejam de qualidade e acumulem a preciosa gordura que os caracteriza.
Se a umidade ao redor das raízes for excessiva, ela rapidamente cria fungos. Você não quer o alagamento porque seu sistema radicular é muito sensível e eles apodrecem facilmente.
É muito afetado pelo estresse hídrico, por tudo isso o controle com sensores e sondas de umidade, temperatura e condutividade Plantae estão dando resultados extraordinários nas plantações, desde que a área tenha possibilidades de irrigação, principalmente irrigação por gotejamento.
Além disso, economiza-se água e energia e isso é muito importante em áreas produtivas que precisam controlar a água de irrigação, que é um bem cada vez mais escasso.
Na zona norte, a humidade deve-se normalmente à água da chuva excepto no verão quando necessita de rega e deve ser controlada pelo que já comentámos. Também a umidade relativa e o fluxo de água de irrigação com um medidor de vazão que também detecta possíveis falhas.
Também podemos instalar uma estação meteorológica com pluviômetro, umidade relativa e sensor de temperatura ambiente
(+INFO em Abacate orgânico e intensivo – O melhor com irrigação com sondas)

Terra
Não quer solos argilosos porque são pesados e tendem a sofrer encharcamento, o que não é recomendado para esta árvore porque as raízes não puderam se desenvolver o suficiente. Eles permaneceriam ainda mais fracos do que já são em terreno adequado.
Os solos preferidos são solos leves, ou seja, arenosos e franco-arenosos, conforme indicado no diagrama a seguir. Se forem arenosos precisam de um enriquecimento para nutrir a planta. Se houver um bom controle de irrigação, adapta-se melhor a todos os tipos de terreno.

Em suma, as chaves para o seu cultivo são:
- Temperaturas médias sem grandes diferenças entre dia e noite.
- Muita luz do sol, galhos sem sol não são produtivos. A poda deve ser feita favorecendo que a luz atinja todos os ramos, exceto o central.
- Solos leves e bem drenados.
- Irrigação controlada sem inundações.
- É sensível à geada.
- É muito sensível à salinidade, por isso devemos irrigar com água de qualidade com frequência, verificando quando necessário e medindo a profundidade de umidade. Assim o acúmulo de sais é menor e favorece muito a produção.

Variedades de abacate mais cultivadas em Portugal
- Tamanho pequeno mexicano e muito oleoso.
- Guatemalteco de tamanho médio e bastante oleoso.
- Antillean maior e menos oleoso.
- Tem a variedade de abacate mais cultivada em Portugal. Sabor de avelã, pele escura, polpa amarela, pequena e enrugada. É a mais consumida e cultivada em todo o mundo. É vendido de janeiro a junho.
- Forte em forma de pêra e destaca-se pelo seu sabor. Alto teor de ácido oleico e média gordura. Tem a variedade de coquetéis. Eles são coletados de novembro a março.
- O bacon é uma variedade muito precoce, a colheita começa em outubro em áreas como a Axarquía em Málaga, até o final de dezembro. Couro verde e liso com formato oval. É um híbrido do Hass.
- A Cármen é uma variedade do tipo Hass que surge no mercado um pouco antes.
- Lamb Hass com uma forma ligeiramente diferente e produção posterior.
- Pinkerton mais alongado que o Hass e semente menor, portanto mais carne. Dura bastante e é vendido de novembro a fevereiro.
- Palheta mais pequena mas com muita produção. É coletado de abril a julho.
- Zutano oval e de qualidade média.

Cultivo de abacate em Portugal
O abacate em Portugal é cultivado principalmente em ALbarve e Espanha em Málaga, especialmente na região de Axarquía, em Granada e nas Ilhas Canárias, porque necessita de um clima subtropical.
Seu cultivo cresce exponencialmente. Começa a ser cultivado em Huelva, Cádis, Almeria, Múrcia, Alicante e Valência em zonas com poucas geadas, devido à grande procura de abacates na península e na Europa, especialmente na Alemanha, França e Reino Unido.

Também inicia o seu cultivo ligeiramente na costa da zona norte, para evitar geadas.
A produção da península tem a vantagem de poder chegar aos mercados nacional e europeu em muito pouco tempo, ao contrário do Chile, Colômbia, México, Peru e Israel.
Muitos agricultores estão apostando em suas lavouras e retirando plantações de outras menos lucrativas.
O abacate, «o terceiro testículo»
O abacate é um derivado de «ahuacatl», que significa «testículo» na língua indígena. Dado o aumento de sua produção na Espanha, é conhecido como o terceiro testículo espanhol.
As propriedades desta fruta são muito amplas:
- Uma das mais importantes é a sua gordura monoinsaturada porque é benéfica para o colesterol e problemas cardiovasculares. Sua proporção no fruto depende da quantidade de água absorvida pela planta.
- O consumo diário favorece a absorção do cálcio.
- Rico em fibras e antioxidantes.
- Favorece a aparência da pele.
- Alto teor de vitaminas e minerais.
- Possui alto teor de potássio. O alto consumo não é recomendado para pessoas com problemas renais.
- Poder anti-inflamatório.
- Está maduro à medida que escurece e sai da árvore.

O guacamole
Receita típica de abacate ideal para fazer tostas, fácil de fazer e saudável, pois neutraliza as gorduras saturadas que ingerimos em vários alimentos.
- Meia cebola doce bem picada.
- Dois tomates maduros sem sementes.
Então batemos alguns segundos:
- Um abacate descascado e picado.
- Pitada de sal.
- Suco de meio limão.
- Um pouco de vinagre.
- Uma colher de sopa de azeite.
- Coentro fresco ou seco picado. (A gosto).
Misturamos tudo e aproveitamos.
Pode ser combinado com salmão, atum, anchovas a gosto.
Fontes