O sistema ecológico e intensivo de produção de abacate orgânico está aumentando consideravelmente na Portugal e Espanha. A que obtém melhor qualidade é aquela que é cultivada com irrigação controlada por sensores e sondas agrícolas de umidade, temperatura e condutividade.
Em que consiste o cultivo orgânico e intensivo de abacate?
O abacate orgânico e intensivo é aquele que segue as diretrizes de:
- Agricultura orgânica.
- Estar livre de produtos fitossanitários.
- Tem uma alta porcentagem de árvores por hectare.
- Ele é projetado para ser capaz de cuidar do abacateiro.
- A coleta é feita da forma mais fácil possível.
À medida que a população de árvores aumenta, as demandas de água e nutrientes aumentam, o problema da degradação do solo e do alto consumo de água aparece com o correspondente aumento da salinidade que prejudica a cultura a longo prazo.
A melhor forma de evitar problemas é controlá-los, tanto pelo cuidado com o meio ambiente quanto com o solo.
O cultivo ecológico e intensivo do abacate consiste justamente em aumentar sua produção e ao mesmo tempo cuidar do solo, evitando fertilizantes e produtos fitossanitários e sem diminuir a qualidade.
Cuidados com o abacate orgânico
Podemos distinguir vários fatores quando se trata de obter um abacate orgânico:
Qualidade da água
O abacate precisa de muita água e ao mesmo tempo é sensível à salinidade. Ambos os problemas podem ser minimizados com:
- O abacate requer muita água e ao mesmo tempo é sensível à salinidade. Ambos os problemas podem ser minimizados com:
Se a umidade for necessária e nunca excessiva porque é devidamente controlada em tempo real, o abacateiro absorve a água de que necessita e os nutrientes na medida certa.
O alagamento pode causar o apodrecimento das raízes ou a proliferação de fungos.
A salinidade é produzida pelo efeito da evaporação e se acumula na superfície na forma de uma crosta. Ao mesmo tempo, impedem que o abacateiro absorva adequadamente os nutrientes. A atmosfera do solo é alterada porque o ar entra com dificuldade. A planta tem menos oxigênio em seu ambiente radicular.
O abacate é muito sensível à salinidade. Esse é um problema que aumenta nas lavouras intensivas e devemos evitar que ocorra.
Evitar a evaporação
Para evitar a evaporação da água do solo, o melhor a se fazer é a irrigação por gotejamento, mesmo o gotejamento enterrado é mais favorável, como já explicamos em outro artigo.
Controle também a umidade do bulbo úmido em tempo real. As raízes do abacate são muito rasas e os bulbos úmidos não precisam ser muito profundos. Os riscos devem ser curtos, frequentes e ajustados às necessidades da árvore.
Outro fator positivo é cobrir o terreno com serapilheira, seja de poda de árvores, seja de restolhos de ervas daninhas que crescem no solo. Este ramo também tem a vantagem de abrigar insetos que favorecem a polinização.
Isso também nos servirá de nutrientes quando essa matéria vegetal se decompor. Desta forma aumenta a matéria orgânica do solo e evitamos a necessidade de adicionar fertilizantes.
A própria copa da árvore impede que as ervas daninhas cresçam perto do tronco, assim não retiram os nutrientes. Quando o abacateiro é jovem, é conveniente removê-los ou proteger o ambiente do tronco com uma tela. Desta forma, a árvore fica mais robusta.
Os fertilizantes
Devem ser o mais ecológicos possível. excrementos de animais, restolho e minerais que a árvore precisa sem se acumular no solo.
Evite também produtos fitossanitários. Com um bom controle da irrigação podemos evitar os fungos que são o principal inimigo do abacateiro.
Oxigenação do solo
A atmosfera do solo é um fator chave no cultivo do abacate. É aconselhável revirar o solo antes do plantio e ocasionalmente depois, para que as raízes tenham bastante oxigênio.
Como já indicamos, evite que ocorra a crosta de sais. Aeração e controle de umidade são dois fatores fundamentais para que o abacate cresça forte e saudável.
Controle também uma boa gestão dos minerais que necessita para o seu desenvolvimento. Especialmente nitrogênio.
Com todos esses fatores, podemos garantir que o plantio intensivo produza abacates de qualidade, reduzindo os custos de água e energia.



Fontes