Agricultura do futuro, de precisão e com inteligência artificial (II)

A agricultura do futuro terá de sofrer mudanças baseadas no crescimento populacional, nas alterações climáticas, na escassez de recursos naturais e na aplicação de avanços tecnológicos.

Fatores a ter em conta na agricultura do futuro
Agricultura sustentável e regenerativa

A agricultura do futuro deve respeitar os ciclos naturais, promover a regeneração do solo e reduzir o impacto ambiental para ser mais sustentável e regenerativa.

Tecnologia agrícola avançada

É muito importante aplicar novas tecnologias, drones, sensores e sondas, estações meteorológicas, fluxómetros, robótica e análise de dados, que serão utilizados para monitorizar culturas, optimizar a irrigação, aplicar fertilizantes com precisão e prever problemas.

Agricultura vertical e urbana

O grande aumento das áreas urbanas torna essencial a aplicação da agricultura vertical e da jardinagem; espaços limitados ganharão importância para produzir alimentos localmente e reduzir longas cadeias de abastecimento.

Biologia sintética e melhoramento de culturas

Engenharia genética que combina biologia, engenharia e ciência da computação para projetar e construir sistemas biológicos ou redes genéticas sintéticas com funções específicas e biologia sintética que tem o potencial de revolucionar a forma como as plantas são desenvolvidas e cultivadas para enfrentar desafios como segurança alimentar, resistência a doenças e das Alterações Climáticas. Ambos poderiam ser utilizados para desenvolver culturas mais resistentes a doenças, tolerantes a condições extremas e com melhor conteúdo nutricional.

  • Culturas resistentes a doenças. Isto reduziria a necessidade de pesticidas e melhoraria a segurança alimentar.
  • Tolerância ao estresse abiótico. Têm maior tolerância a condições ambientais extremas, como secas, altas temperaturas e solos pobres em nutrientes.
  • Desenvolver culturas com maior teor de nutrientes essenciais, como vitaminas e minerais.
  • A biologia sintética poderia ser usada para projetar plantas que produzam bioplásticos e outros materiais sustentáveis, reduzindo a dependência de recursos não renováveis.
  • Através da modificação genética, é possível melhorar a eficiência da fotossíntese nas plantas, o que poderia aumentar a produção de biomassa e a captura de carbono.
  • Projete culturas que produzam menos partes não comestíveis, como caules e folhas.
  • Controle o momento da floração e do crescimento das plantas.
  • A regulamentação adequada da engenharia genética será essencial para garantir a segurança e a sustentabilidade.

Agricultura de precisão e inteligência artificial

Sondas de umidade a 20cm (azul), 40cm de profundidade (preto) e medidor de vazão gotejador (roxo)
Sondas de umidade a 20cm (azul), 40cm de profundidade (preto) e medidor de vazão gotejador (roxo)

A agricultura de precisão incorpora a combinação de dados, sensores e sondas que geram gráficos e análises de inteligência artificial que permitirão tomar decisões mais informadas, otimizar o desempenho das culturas e melhorar a sua qualidade.

Cultivo de proteínas alternativas

A crescente procura de proteínas e as preocupações com a sustentabilidade da pecuária podem levar à produção de proteínas a partir de fontes alternativas, como insectos, algas e células cultivadas em laboratório.

Agricultura adaptada ao clima

A agricultura do futuro adaptar-se-á a diferentes padrões climáticos, utilizando técnicas de gestão da água com medidores de humidade e condutividade e culturas resistentes ao calor e à seca.

Anemômetro com painel solar e estação meteorológica na fazenda de vinhedos
Anemômetro com painel solar e estação meteorológica na fazenda de vinhedos

Economia circular e gestão de resíduos

Devemos promover uma agricultura circular e sustentável, reduzindo resíduos e gerando composto naturalmente.

Comércio eletrônico e mercados agrícolas digitais

As plataformas agrícolas devem favorecer a compra e venda de produtos, ligando diretamente os agricultores aos consumidores.

Educação e consciência ambiental

A educação sobre a importância da agricultura sustentável e a consciencialização sobre a origem dos alimentos serão componentes essenciais para a agricultura do futuro.

  • Educar para que entendamos a importância que a ação humana pode alterar os ecossistemas.
  • Ter conhecimento dos problemas ambientais do momento, evitar poluição, degradação do solo e perda de biodiversidade.
  • Promover práticas sustentáveis, como a reciclagem, a redução do consumo de energia e de água com controlo por sonda nas culturas e a escolha de produtos mais amigos do ambiente.
Tecnologia Plantae
Tecnologia Plantae

Fontes:

Plantaeagro

Permacultura para alcançar uma agricultura sustentável (I)

Você está procurando informações especializadas?

Entre em contato agora gratuitamente e sem compromisso com nossa equipe de Engenharia Agronômica