No desejo de ir ao encontro das necessidades dos nossos clientes, apresentamos um “Anemômetro” da marca “DAVIS INSTRUMENT”, acoplado à nossa estação meteorológica digitalizada, que “mede com precisão a velocidade e direção do vento”. «O alcance e a precisão do sensor foram testados em túnel de vento, o que garante seu bom funcionamento.»
Características do Anemômetro Plantae

- O anemômetro mede com precisão a velocidade e a direção do vento.
- O alcance e a precisão do sensor foram testados em túnel de vento, o que garante o seu bom funcionamento.
- É feito com componentes de alta qualidade, resistentes a ventos extremos.
- Ele incorpora rolamentos de aço inoxidável selados para uma longa vida útil.
- Inclui um cabo de 12 metros de comprimento e ferramentas de montagem para fixação.
Sensor de anemômetro
O sensor do anemômetro mede:
- Velocidade do vento.
- Faixa: 0,5 a 50 m/s.
- Resolução: 0,4 m/s.
- Precisão: ±5%.
- Direção do vento.
- Faixa: 0º a 360º.
- Resolução: 1º.
- Precisão: ±3º.
Especificações elétricas:
- Velocidade do vento.
- Sinal de saída: interruptor reed.
- Direção do vento.
- Sinal de saída: potenciômetro.
Especificações Mecânicas:
- Temperatura de funcionamento: -40ºC a 65ºC.
- Material: Plástico ABS resistente aos raios UV.
- Dimensões: 470 x 191 x 121 mm.
- Peso: 0,6kg.
Gráficos oferecidos em tempo real
Os gráficos nos oferecem medições com periodicidade de 15 minutos, para favorecer a tomada de decisão do agricultor.


A validade das medições é comprovada e certificada pelos técnicos da Plantae que realizaram medições com comparações com os dados da AEMET (Agência Meteorológica do Estado).
Medição do vento na agricultura de precisão:
O objetivo da agricultura de precisão é produzir de forma sustentável com menos recursos. Para isso, é necessário poder registrar e utilizar os dados medidos de todos os fatores que envolvem nossa atividade produtiva. E não há dúvida de que o vento tem grande influência na atividade agrícola.
A medição do vento permitirá calcular a deriva das diferentes aplicações feitas pelas máquinas agrícolas.
As projeções podem ser produtos como:
- Passar.
- Produtos fitossanitários.
- Sementes.
Además, durante la recolección, permite medir la velocidad del viento para evitar nubes de polvo que puedan dirigirse hacia lugares indeseados.
Além disso, durante a coleta, permite medir a velocidade do vento para evitar nuvens de poeira que podem ir para lugares indesejados.
O vento é uma limitação bem conhecida dos agricultores durante a irrigação, espalhamento ou pulverização. De fato, podemos tomar o exemplo de produtos fitossanitários pulverizados que começam a deriva a partir de 15 km/h de vento.
O desvio desses produtos é, por um lado, um problema ambiental quando chegam a áreas protegidas, por exemplo. Por outro lado, os produtos fitossanitários representam um dos principais custos das fazendas. E isso pode gerar custos financeiros adicionais.
Com o nosso anemômetro, a medição do vento permite que os tratamentos sejam realizados na hora certa e no lugar certo.
Exemplos de medição do vento na agricultura de precisão:
- Melhorar o uso de torres anticongelantes. Podemos medir o perfil do jato aerólico colocando regularmente anemômetros distribuídos na fazenda. Ao fazer medições em diferentes distâncias da torre, podemos reconstruir a forma do riacho e seu alcance para estimar o grau de proteção que a torre oferece em um terreno. Desta forma podemos otimizar o número de torres e sua distribuição. Da mesma forma, ao montar uma estação meteorológica completa podemos conhecer os dados de temperatura e umidade relativa.
- Melhore a aplicação de tratamentos usando máquinas de precisão. Onde a máquina é constantemente controlada com os dados que recebe do anemômetro. Durante os processos de trabalho, o aplicativo compensa automaticamente com base na velocidade e direção do vento. Seu funcionamento é baseado em um computador de bordo que calcula seus próprios dados. Onde são feitos novos ajustes no sistema de alimentação e na velocidade do disco de dispersão. Por exemplo, no caso de vento cruzado, a velocidade dos discos aumenta no lado do vento e o sistema de energia gira para dentro. Se o vento estiver muito forte, um alerta automático avisa o operador para interromper o trabalho.


Fontes: