Com as ferramentas Plantae pode poupar água e energia no cultivo da vinha.
Uso de ferramentas Plantae no cultivo da vinha

Aqui mostramos um exemplo muito ilustrativo de uma cultura de vinha em que se utiliza água de rega com salinidade muito elevada (3 dS/m), e na qual se faz um tratamento com corrector salino.
Na primeira seção (sombreamento vermelho) vemos como a sonda de umidade (amarela) está mostrando umidade constante e, ao contrário, a linha de Condutividade Elétrica (marrom) é uma linha reta que indica um bloqueio de nutrientes, ou seja, a impossibilidade de extrações pela cultura é apreciada. Na segunda seção (sombreada em verde) é coletada a resposta do solo à aplicação do corretor salino.
E terminamos com a terceira seção (sombreada em azul) que mostra a ativação do sistema radicular, acentuando o consumo de água e sais nutrientes.
Graças às sondas de umidade e condutividade, o efeito do corretor salino foi verificado com gráficos e dados em tempo real.
Investimento em tecnologia no cultivo da vinha
Este cliente instalou o serviço Básico, 1 hub e 2 sondas de umidade do solo a 30cm e 60cm respectivamente, medindo umidade, condutividade e temperatura. Instalação e análise do solo incluídas no preço.
Posteriormente acrescentou mais um ponto com 2 sondas e assim poder repetir as aplicações em outro setor de irrigação.
Além disso, com o início do uso da tecnologia de agricultura de precisão, ele adicionou uma estação meteorológica com umidade relativa, temperatura ambiente e pluviômetro para monitorar dados em tempo real e possíveis pragas.
Chaves para uma boa colheita de vinha
- Fase 1: desde o aparecimento dos gomos da videira até à floração.
- A planta precisa de uma rega controlada. Se sofre de estresse hídrico nesta fase, os brotos o manifestam com crescimento irregular.
- Devemos observar a presença de tenras e longas gavinhas.
- Fase 2: da floração ao pintor ou amadurecimento da uva.
- O excesso de rega faz com que os ramos cresçam demais e as folhas cubram demais os frutos e prejudiquem o amadurecimento.
- Se sofrer estresse hídrico por falta de controle da irrigação, influencia no tamanho do fruto.
- Fase 3: desde o pintor ou amadurecimento da uva até à vindima.
- Agora a videira precisa de muito pouca água. Um excesso produzirá rachaduras na uva.
- Fase 4: da vindima à dormência da vinha
- Aumente a quantidade de água, mas não tanto quanto na primeira fase, para que as raízes se expandam e a planta se fortaleça para a próxima produção.
Não hesite em consultar a nossa equipa técnica

Fontes: