Coletar água da chuva para irrigar culturas sustentáveis

Hoje discutimos os métodos de coletar água da chuva para irrigar culturas sustentáveis, é uma prática económica que pode ajudar a aproveitar um recurso natural e reduzir a dependência de outras fontes de água.

Maneiras de coletar água da chuva

Telhados e calhas:

Nas coberturas de instalações agrícolas, estufas e outras, temos uma excelente superfície para recolha de águas pluviais. Ao instalar calhas nas bordas do telhado direcionamos a água para um sistema de captação e armazenamento.

Áreas não cultivadas:

Especialmente nas montanhas, podem ser feitas valas canalizadas que coletam água em pequenos lagos canalizados para áreas de cultivo.

Reservatórios e pequenas barragens:

Construir reservatórios ou pequenas barragens em áreas estratégicas para reter a água da chuva. Isso pode ajudar a armazenar água durante os períodos de seca.

Tanques de armazenamento:

Utiliza sistemas de captação de águas pluviais, como tanques de armazenamento conectados a canais.

Filtração de água:

Para garantir a qualidade da água captada, é aconselhável instalar sistemas de filtração. Isso ajudará a remover impurezas e sedimentos da água antes de armazená-la.

Barris de chuva:

Em áreas menores, podem ser usados ​​barris de chuva para coletar água. Colocamos esses barris sob as calhas para captar a água diretamente.

Jardins e áreas verdes:

Em ambientes urbanos podem ser colocados campos de futebol, campos de golfe, pavimentos permeáveis. Isso permite que a água da chuva penetre diretamente no solo, em vez de se acumular em superfícies impermeáveis.

Benefícios da coleta de água da chuva

  • Este sistema já está sendo utilizado em algumas cidades, mas estamos pensando em estender o método para áreas agrícolas, utilizando aquele que não absorve o solo em áreas não aráveis.
  • Promove a educação sobre a importância da captação de água da chuva e como ela pode beneficiar tanto o nível individual como comunitário. A sensibilização do público pode ser fundamental para o sucesso destes projetos.
  • Defender regulamentos e políticas que incentivem a captação de água da chuva em ambientes urbanos e não aráveis. Isto pode incluir incentivos fiscais ou regulamentos que facilitem a implementação de sistemas de cobrança.
  • O reflorestamento pode melhorar a retenção de água no solo e reduzir a erosão. As florestas atuam como esponjas naturais que capturam e liberam água lentamente.
  • É importante trabalhar em colaboração com as comunidades e autoridades locais para garantir que as práticas sejam sustentáveis ​​e benéficas para todos. A canalização pode ser feita em comunidade.

Plantae na otimização da água

Estação meteorológica-Coletar água da chuva para irrigar culturas sustentáveis

Nossa estação meteorológica permite monitorar as condições climáticas e antecipar períodos de chuva. Isso pode ajudar no planejamento da captação de água, caso você tenha sistemas que precisam ser acionados para atuarem como coletores.

Se combinarmos também a técnica com sensores de medição de humidade, que nos dizem em tempo real quando regar, poderemos alcançar uma agricultura sustentável e económica.

Um medidor de vazão pode ser colocado nos tubos de irrigação para controlar a irrigação na mangueira ou gotejador.

Toda a informação é recolhida por um Hub/receptor que envia os dados para uma plataforma e o agricultor pode conhecer todos os parâmetros em tempo real.

Fuentes:

PlantaeAgro

Seções

Você está procurando informações especializadas?

Entre em contato agora gratuitamente e sem compromisso com nossa equipe de Engenharia Agronômica