Couves em Portugal – A melhor forma de controlar a rega com sondas

As couves é uma das culturas mais típicas da zona norte de Portugal. Hoje falaremos sobre couve, que é uma variante da couve.

O que são couves?

As couves é um vegetal, uma variedade de repolho ou couve e da família das crucíferas. Desta mesma família também podemos encontrar brócolis e couve-flor. Mas a couve é uma variedade das muitas que o repolho ou a couve têm. Esta variante da couve é cada vez mais cultivada em Portugal devido às suas elevadas propriedades nutricionais.

Variedades de couves

Variedades de repolho-couve
Variedades de repolho-couves


Outros vegetais semelhantes são brócolis, couve-flor, repolho, couve de Bruxelas, repolho roxo, cabo de jarra, cavolo.

Se procurarmos os motivos da moda de consumir Couve, são as muito boas propriedades que possui, sendo um dos vegetais mais digestivos e completos em termos de minerais como cálcio, ferro, potássio e magnésio e vitaminas C, E , A e K. Outra particularidade é que fornece pouquíssimas calorias e alto teor de fibras. Essencial para manter uma alimentação saudável.

Podemos consumi-lo em saladas, ensopados e como condimento de qualquer prato. Outra característica é ser uma verdura de inverno.

Cultivo de couves

A couve e toda a sua família adaptam-se bem ao cultivo em pomares e terraços, mas também a plantações intensivas.

Terra

Necessita de solo franco-argiloso, com muita matéria orgânica e alto percentual de nitrogênio. É altamente recomendável fortalecer o solo com algum composto, principalmente no momento do transplante.

Clima

Adapta-se bem a climas frios; em todos os pomares da zona norte podemos observar plantações de couves em diferentes variantes. É resistente às geadas e às baixas temperaturas do inverno, sendo um vegetal recorrente durante todo o ano.

Nas zonas centro e sul podemos cultivá-la com irrigação. Não gosta de calor excessivo ou seca.

Plantação de couves

É aconselhável semear em canteiros e transplantar as mudas para a horta em fileiras ou terraços, separadas de acordo com a variedade e o tamanho que atingem.

Rega de couves

Necessita de solo úmido e a irrigação é essencial em áreas quentes e plantações intensivas. Mas é preciso evitar que o solo fique encharcado.

O controle de umidade com sensores agrícolas é essencial para sua lavoura. As raízes são sensíveis ao excesso de água. O controle da irrigação no início da cultura é especialmente importante.

Temperaturas mais baixas produzem folhas mais doces.

Sensores de umidade no cultivo intensivo de couves

Cultivo intensivo de couveCultivo intensivo de couves

Receita de caldo com couves ou repolho

Ingredientes

  1. Um quilo de couves. Também pode ser um repolho.
  2. Uma xícara de feijão branco.
  3. Duas melhores batatas galegas.
  4. Um presunto ou osso de boi.
  5. Um chouriço tenro.
  6. Pimentão doce.
  7. Meio copo de azeite extra virgem.
  8. Sal.
  9. 50 gramas de pasta que podemos encontrar em uma delicatessen (opcional). Também serve uma fatia de bacon de presunto serrano.

Elaboração

  1. Molhamos o feijão no dia anterior.
  2. Em uma panela funda ou panela de pressão, cozinhe o feijão com o osso do presunto até ficar macio.
  3. Acrescentamos a batata picada, a couve picada e o chouriço. Deixe cozinhar até a batata começar a desmanchar um pouco, cerca de uma hora. Na panela de pressão por cerca de 15 minutos.
  4. Numa frigideira fritamos a pasta ou fatia de presunto e bacon em fogo baixo. Quando estiver dourado, retiramos do azeite e acrescentamos o colorau. Colocamos no caldo e deixamos cozinhar por cerca de 10 minutos.
  5. Pode ser guardado na geladeira por dois ou três dias.

Fontes:

Plantaeagro

Você está procurando informações especializadas?

Entre em contato agora gratuitamente e sem compromisso com nossa equipe de Engenharia Agronômica