A grama híbrida é uma espécie de plataforma artificial para a grama natural. Chegou aos campos de futebol e golfe da Espanha há cinco anos, proporcionando estabilidade ao solo e reduzindo o número de lesões dos jogadores. Ao mesmo tempo dá uma aparência muito estética aos campos. Também é usado no beisebol ou rugby.
Os grandes clubes de futebol, no seu crescente interesse em cumprir os regulamentos do relvado e oferecer um campo de qualidade aos jogadores, apostam nesta técnica que vamos tentar desenvolver.
Nos campos de golfe, este tipo de relva é interessante nas zonas mais movimentadas.
Grama híbrida de fibra
Esse tipo de grama é uma espécie de fibra elástica costurada ou injetada no solo. É composto por duas camadas:
- Um isolante que impede que larvas, fungos ou insetos cheguem às raízes e protege o gramado.
- Outro elástico.
Ao mesmo tempo, prenderam os galhos de grama artificial que servem de suporte para a natural. Ambos são preenchidos com grânulos de areia e borracha que favorecem a aeração do subsolo.
Estas fibras permitem a passagem das raízes que nela se enraízam e crescem para a zona interior onde se encontram os componentes orgânicos.
As camadas de fibra também mantêm a temperatura do contrapiso e o tornam mais compacto.
O usual é preparar todo o campo e depois semear. Cerca de dez dias após a semeadura, normalmente está pronto para uso.
A duração desse tipo de grama híbrida é de cerca de dez anos.


As sementes utilizadas são escolhidas de acordo com a zona climática como já indicamos em outro artigo e seguindo as normas da UNE.
A grama natural é intercalada com a fibra artificial que fica em um percentual de 3% a no máximo 5% e a natural é a única que será vista.
Uma exceção são as linhas que podem ser mais altas e mais brancas conforme indicado pelo esquema e são 100% grama artificial, com a correspondente economia de tinta.

O tipo de grama híbrida para cada campo depende do clima e do tipo de terreno.
Grama híbrida de malha
Este segundo sistema é uma malha que cobre o terreno e através da qual se mistura a relva. O que esse método faz é estabilizar a grama natural e protegê-la, tornando-a mais resistente. Pode ser semeado antes ou depois de sua colocação.
A duração desse tipo de grama é menor, no máximo dura bem três temporadas ou até uma.
O tipo de solo em ambos os casos é geralmente da seguinte composição:

Vantagens e desvantagens da grama híbrida
A principal desvantagem são os custos de implementação. As de manutenção são reduzidas porque precisa de menos rega, pois preserva melhor a temperatura e a humidade.
As vantagens são diversas:

- Feita a instalação e a semeadura, leva dez ou doze dias para que o gramado fique perfeito para brincar.
- É muito mais resistente.
- O campo pode ser usado fora da estação para outros eventos, porque a terra se deteriora menos e as lavouras se renovam mais rapidamente.
- Evite fungos na grama porque ela é mais drenada e protegida pelas camadas de fibra.
- Larvas e insetos são evitados porque não acessam facilmente as raízes com a camada de isolamento.
- É mais limpo sob fortes pisadas porque o subsolo está mais isolado e a terra não sobe.
- A grama natural se enraíza melhor e oferece mais estabilidade. Ele o protege de ser arrancado.
Cuidados exigidos pela grama híbrida
Uma vez instalada a grama natural e semeada com as sementes ideais para cada tipo de clima, os cuidados são os habituais da grama natural: adubação, rega, roçada.
A irrigação é reduzida porque as raízes ficam mais protegidas pela camada isolante, que geralmente é de polímero, mas o controle da umidade e da temperatura é importante.
Normalmente têm um pouco de inclinação para favorecer a drenagem em climas muito chuvosos para evitar o encharcamento.
Existem alguns campos em épocas frias que protegem a grama com aquecimento radial ou mantas térmicas, dada a importância de manter as condições estáveis.
O Villarreal Club de Fútbol é pioneiro na instalação de grama híbrida. Eles foram seguidos pelo Real Madrid, Barcelona com uma malha ou Atlético de Madrid em suas novas instalações e outros. Atualmente, muitos clubes apostam nessa nova técnica.
A Plantae está em contato com vários clubes de primeira e segunda divisão para controle de irrigação e economia inteligente de água no cuidado de todos os tipos de grama híbrida ou natural.
Fontes: