Com Plantae você pode economizar água e energia no cultivo tropical
Uso de ferramentas Plantae no cultivo tropical cultivo tropical

Este primeiro gráfico é das sondas instaladas em um agricultor com abacate em Málaga, Espanha. A irrigação através da instalação de sondas a 15 e 30 cm e um medidor de vazão, em que o agricultor reduziu a irrigação em 40%, atingindo as mesmas metas de umidade do solo, e mantendo a produção no final da campanha.

Na segunda imagem, que corresponde à campanha seguinte, observa-se a irrigação que passou a ser feita após a obtenção dos dados de economia do primeiro gráfico, e onde se verifica que a nova estratégia de irrigação mantém o solo úmido nos horizontes em que a atividade da raiz é máxima para abacates.
Este agricultor (agrônomo) relatou à Plantae que, graças ao ajuste da irrigação com as sondas, conseguiu “reduzir em 20% a conta de luz, mantendo a produção e a sanidade das lavouras”.
Investimento de tecnologia em cultivo tropical
O cliente adquiriu o serviço Básico, 1 hub e 2 sondas de umidade do solo a 20cm e 40cm respectivamente medindo umidade, condutividade e temperatura e um medidor de vazão. Instalação e análise do solo incluídas no preço. Na próxima campanha, o número de sondas Plantae será aumentado para cada setor de irrigação.
Chaves para uma boa colheita tropical
O cultivo tropical requer muita água e é sensível à salinidade. Ambos os problemas podem ser minimizados com:
A qualidade da água com uma análise laboratorial.
O controle do solo por sensores agrícolas de umidade, temperatura do subsolo e condutividade.
Árvores tropicais, como abacateiros, precisam de umidade, mas são sensíveis ao encharcamento porque seu sistema radicular tende a apodrecer e pegar fungos que impedem o desenvolvimento da fruta.
A salinidade é produzida pelo efeito da evaporação e se acumula na superfície na forma de uma crosta. Ao mesmo tempo, impedem que a cultura tropical absorva adequadamente os nutrientes. A atmosfera do solo é alterada porque o ar entra com dificuldade. A planta tem menos oxigênio em seu ambiente radicular.
O abacate é muito sensível à salinidade. Esse é um problema que aumenta nas lavouras intensivas e devemos evitar que ocorra.
Não hesite em consultar a nossa equipa técnica

Fonte: