Caso de sucesso Plantae no cultivo tropical

Com Plantae você pode economizar água e energia no cultivo tropical

Uso de ferramentas Plantae no cultivo tropical cultivo tropical

Cultivo tropical
Sondas de umidade do solo a 15 cm (laranja) e 30 cm (laranja) e medidores de vazão conta-gotas (roxo)

Este primeiro gráfico é das sondas instaladas em um agricultor com abacate em Málaga, Espanha. A irrigação através da instalação de sondas a 15 e 30 cm e um medidor de vazão, em que o agricultor reduziu a irrigação em 40%, atingindo as mesmas metas de umidade do solo, e mantendo a produção no final da campanha.

cultivo tropical
Sondas de umidade a 15 cm (laranja) e 30 cm (vermelho) de profundidade e medidor de vazão conta-gotas em roxo

Na segunda imagem, que corresponde à campanha seguinte, observa-se a irrigação que passou a ser feita após a obtenção dos dados de economia do primeiro gráfico, e onde se verifica que a nova estratégia de irrigação mantém o solo úmido nos horizontes em que a atividade da raiz é máxima para abacates.

Este agricultor (agrônomo) relatou à Plantae que, graças ao ajuste da irrigação com as sondas, conseguiu “reduzir em 20% a conta de luz, mantendo a produção e a sanidade das lavouras”.

Investimento de tecnologia em cultivo tropical

O cliente adquiriu o serviço Básico, 1 hub e 2 sondas de umidade do solo a 20cm e 40cm respectivamente medindo umidade, condutividade e temperatura e um medidor de vazão. Instalação e análise do solo incluídas no preço. Na próxima campanha, o número de sondas Plantae será aumentado para cada setor de irrigação.

Chaves para uma boa colheita tropical

O cultivo tropical requer muita água e é sensível à salinidade. Ambos os problemas podem ser minimizados com:

A qualidade da água com uma análise laboratorial.
O controle do solo por sensores agrícolas de umidade, temperatura do subsolo e condutividade.
Árvores tropicais, como abacateiros, precisam de umidade, mas são sensíveis ao encharcamento porque seu sistema radicular tende a apodrecer e pegar fungos que impedem o desenvolvimento da fruta.

A salinidade é produzida pelo efeito da evaporação e se acumula na superfície na forma de uma crosta. Ao mesmo tempo, impedem que a cultura tropical absorva adequadamente os nutrientes. A atmosfera do solo é alterada porque o ar entra com dificuldade. A planta tem menos oxigênio em seu ambiente radicular.

O abacate é muito sensível à salinidade. Esse é um problema que aumenta nas lavouras intensivas e devemos evitar que ocorra.

Não hesite em consultar a nossa equipa técnica

Abacate-Cultura
Abacate-Cultura tropical.1-Sensores em abacate adulto. 2-Sensores em estufa tropical. 3-Cubo. 4-Gráfico

Fonte:

Plantaeagro

Plantae

Seções

Você está procurando informações especializadas?

Entre em contato agora gratuitamente e sem compromisso com nossa equipe de Engenharia Agronômica