Irrigação hidropônica – Melhor com sondas (sensores inteligentes)(VII)

Já dedicamos um artigo ao cultivo hidropônico, hoje vamos focar no controle da irrigação hidropônica com sondas.

Irrigação hidropônica

Independentemente do sistema de cultivo utilizado, com raízes no ar ou sustentadas em lã de rocha ou fibra de coco, a irrigação é a base fundamental dos resultados da produção.

Podemos usar diferentes tipos de irrigação:

  • Pulverização por pulverização.
  • Gotejamento.
  • Canalizando bandejas.

De qualquer forma, a planta recebe água e nutrientes do sistema de irrigação.
O sistema radicular pode estar em contato direto com água e nutrientes ou em suporte de fibra de coco ou lã de rocha. Se estiver em suporte, o controle de umidade por sondas é muito importante para economizar água e energia e melhorar a produção.

Importância do uso de sondas (sensores) na irrigação hidropônica

Sonda (sensor) de temperatura en fresa
Sonda de temperatura de morango (sensor)


Para obter bons resultados neste tipo de cultivo, um dos fatores mais importantes é o controle da irrigação. Utilize água adequada, com baixo teor de sais e mantenha a instalação controlada.

Ao trabalhar sem solo, o controle da umidade e da condutividade torna-se essencial.

  • A sonda de umidade: controla a necessidade de água em todos os momentos e em tempo real. Evite o estresse hídrico da planta. Fornecemos à cultura a água que ela precisa e quando ela precisa. A lã de rocha e a fibra de coco retêm bem a umidade, mas não devem exceder 80%. A sonda permite-nos ter uma humidade constante e adequada.
  • Sensores de condutividade: medem a tendência condutiva para indicar sempre o acúmulo de sais. Isto, combinado com medições de pH com fitas tornassol, nos diz se devemos adicionar fertilizante ou corretores de salinidade e sodicidade. É um dos fatores mais importantes do cultivo hidropônico. Se a planta apresentar excesso de salinidade ela não absorve os nutrientes adequados. O tipo de água influencia muito no acúmulo de sais.
  • Sensores de temperatura: o seu controle permite avaliar o estado das raízes, o risco de doenças como fungos, etc. Além disso, a temperatura da solução nutritiva deve ser ligeiramente superior à do ambiente.

As sondas permitem, portanto, a medição de pH, salinidade, luminosidade, temperatura e oxigênio. Quanto mais controlado tudo estiver, melhor para a quantidade e qualidade da produção.

Sensores/sondas de irrigação hidropônica podem fazer leituras a cada dois minutos.

Vantagens da irrigação otimizada em hidroponia com sondas (sensores inteligentes)

  • O mais importante é a qualidade da colheita.
  • Evite doenças.
  • Economize água e energia.
  • Este tipo de cultivo exige, em princípio, grandes investimentos. Com o uso adequado de tecnologia sem fio e inteligente, economizamos tempo e dinheiro.
  • Obter um aumento na produção.
  • É limpo e muito ecológico, desde que sejam utilizados os fertilizantes adequados.

Mais informações em:

Plantae

Agricultura de precisión y sistemas de riego

Você está procurando informações especializadas?

Entre em contato agora gratuitamente e sem compromisso com nossa equipe de Engenharia Agronômica