Molhar as Folhas – Ponto de Orvalho e DPV + Horas Térmicas e Frias Integrais

Aos dados coletados em tempo real por mais de um ano e conhecidos por todos: umidade relativa, temperatura ambiente, integral térmica e horas de frio, nossos engenheiros adicionaram novos parâmetros de medição: MOLHAR AS FOLHAS, PONTO DE ORVALHO e DPV .

Qual é a utilidade dos novos dados para mim: DPV-DEW POINT-LEAF WETNESS

Humectación de las hojas con estación Meteo
Estação meteorológica Plantae medindo em tempo real a Umidade Relativa, Temperatura Ambiente, DPV, Horas de Frio, Integral Térmica, Ponto de Orvalho e molhamento foliar.

DPV: indicador de estresse hídrico. Permite saber o momento ideal para aplicar irrigação ou fertilizante, fato muito interessante quando também conhecemos a umidade do solo com o restante das sondas. Graças ao DPV saberemos quando a transpiração da planta é máxima ou mínima.

Ponto de Orvalho: previsão do aparecimento de pragas, principalmente doenças fúngicas. Possibilidade de programar as aplicações foliares para evitar a lavagem e garantir a sua eficiência.

Molhamento foliar: dados essenciais para fazer modelos preditivos de pragas e doenças.

DPV

DPV é entendido como a diferença entre a pressão de vapor de saturação e a pressão de vapor real no ar. As doenças criptogâmicas são aquelas produzidas nas plantas por fungos ou outros parasitas. Os esporos dos fungos passam pelos estômatos da folha para as células da planta.

A pressão de vapor é uma medida da quantidade de vapor presente no ar. Quando o ar atinge seu teor máximo de vapor, a pressão de vapor torna-se conhecida como pressão de vapor de saturação.

O cálculo deste parâmetro é efetuado de forma contínua com as leituras de temperatura ambiente e humidade relativa recolhidas pela estação meteorológica Plantae, podendo visualizar os dados em tempo real a partir da app ou web e criar alertas na plataforma.

Ponto de orvalho

É a temperatura à qual o ar deve ser resfriado para que o vapor de água se condense em gelo ou orvalho. Conhecer o ponto de orvalho permite saber as horas em que a folha está molhada e prevenir doenças derivadas delas.

O cálculo oferecido no Panel Plantae é horário, e mostrará sua variação em tempo real.

Molhar as folhas

Estômatos abertos.
Estômatos abertos. 1- Epiderme. 2-Célula oclusiva. 3-Água. 4 núcleos. 5-cloroplastos. 6- Célula ou guarda oclusiva. 7-Água. 8 núcleos. 9- Potássio.

Estas são as horas do dia em que o lençol está molhado.

Medir a umidade das folhas é um dos pontos mais importantes no controle de doenças, principalmente as produzidas por fungos como: mildius, oídio, ferrugem, antracnose e mosqueado.

O número de horas que há água na folha é calculado através de equações que se resolvem com os dados obtidos da estação meteorológica em tempo real, assim como o resto dos parâmetros.

Calculando o número de horas que as folhas ficam molhadas, pode-se planejar aplicações preventivas contra ataques de fungos.

O objetivo é receber alertas automáticos.

Como faço para acessar essas informações no Plantae?

Só poderá receber estes dados adquirindo a estação meteorológica Plantae, que poderá colocar em qualquer ponto da quinta ou no mesmo suporte do Hub/Recetor, e cujo custo é de 349€+IVA, terá já acesso à informação em tempo real. A isto acresce o custo anual de 60€/ano para o serviço de dados e todos os parâmetros que explicamos neste artigo.

Contacte-nos através do web ou entre em contato com seu distribuidor ou representante de vendas da Plantae para lhe fornecer todas essas informações detalhadamente.

DPV
DPV
Ponto de orvalho-Molhar as Folhas
Ponto de orvalho-Molhar as Folhas
Humectación de las hojas
Molhar as folhas
 LAS 3 VARIABLES + HUMEDAD RELATIVA + TEMPERATURA AMBIENTE
DPV-PONTO DE ORVALHO-UMUMIDADE DA FOLHA + UMIDADE RELATIVA + TEMPERATURA AMBIENTE

Fontes:

Plantae Agro

RAE

Tópicos relacionados

Você está procurando informações especializadas?

Entre em contato agora gratuitamente e sem compromisso com nossa equipe de Engenharia Agronômica