Narrow Band IoT (NB-IoT), tecnologia de longo alcance

Narrow Band IoT é a primeira tecnologia focada em conectar objetos do dia a dia que requerem pequenas quantidades de dados durante longos períodos de tempo à Internet. Esta tecnologia foi desenvolvida para permitir comunicações eficientes e alta durabilidade da bateria para dispositivos distribuídos em massa. Ele usa a rede móvel já existente para conectar todos esses objetos. É ideal para dispositivos que geram tráfego de dados não muito alto e possuem um longo ciclo de vida.

Narrow Band IoT: Internet of Things (Internet das Coisas)

Descreve a rede de objetos físicos (coisas) que carregam sensores incorporados, software e outras tecnologias para conectar e trocar dados com outros dispositivos e sistemas pela Internet sem intervenção humana. Esses dispositivos variam desde objetos domésticos de uso diário até ferramentas industriais sofisticadas. Com mais de 7 mil milhões de dispositivos IoT ligados actualmente, os especialistas prevêem que este número aumentará para 10 mil milhões este ano e 22 mil milhões em 2025.

Na Plantae utilizamos esta tecnologia desde o início para poder enviar os dados captados pelos nossos sensores para a nuvem, desta forma é mais fácil explorá-los e apresentá-los nas nossas ferramentas.

Esquema Plantae
Esquema Plantae

Embora a ideia da IoT já exista há muito tempo, vários avanços recentes em diversas tecnologias tornaram-na realidade.

  • Redução no preço dos componentes de hardware. Sensores acessíveis e confiáveis ​​tornam a tecnologia IoT possível para mais fabricantes.
  • Conectividade. Um conjunto de protocolos de rede para a Internet facilitou a conexão de sensores à nuvem e outras “coisas” para uma transmissão eficiente de dados (NB-IoT, LoraWan, LTE, etc.).
  • Computação em nuvem. A crescente disponibilidade de plataformas em nuvem permite que empresas e consumidores acessem a infraestrutura necessária para expandir a capacidade sem ter que gerenciar tudo.
  • IA e aprendizado de máquina. Com os avanços da inteligência artificial (mais especificamente na aprendizagem automática), aliados ao acesso a enormes quantidades de dados variados armazenados na nuvem, pessoas e empresas podem tomar decisões de forma muito mais concisa e segura.

Vantagens da tecnologia IoT de banda estreita (Narrow Band IoT)

Narrow Band IoT
Esquema Narrow Band IoT

A principal vantagem desta tecnologia é poder medir dados em tempo real. No âmbito da agricultura, a medição de parâmetros do subsolo como temperatura, umidade e condutividade, medidos através de sensores e visualizados tanto pelo agricultor quanto pelos técnicos da plataforma, favorece os seguintes fatores:

  • Armazene dados com segurança.
  • Dê uma conexão global.
  • Promova a tomada de decisões.
  • Controle automático de sistemas.
  • Manejo de culturas de precisão.
  • Economia de energia.
  • Poupança económica no sector.
  • Privilegie também a qualidade dos produtos.
  • Baixo custo é muito importante.
Esquema de Plantae-Narrow Band IoT
Tecnología Plantae-agricultura de precisión-Esquema de conexión y comunicación entre los sensores y la plataforma online

Fontes:

Equipo Plantae

Plantaeagro

Você está procurando informações especializadas?

Entre em contato agora gratuitamente e sem compromisso com nossa equipe de Engenharia Agronômica