Neste artigo vamos tratar de um tema interessante e ao mesmo tempo desconhecido, como a polinização do pistache, as características de suas flores e sua influência no fruto. Também como o clima afeta esse processo.
Plantação de pistache
Quando se faz uma plantação de pistache, começamos plantando o porta-enxerto. Sua escolha deve ser feita com base no solo e práticas agronômicas que são realizadas em cada plantação. Também devemos levar em conta que as variedades são híbridas resistentes à verticillium murcha, fungo que habita o solo e afeta especialmente os pistaches em áreas úmidas ou alagadas.
Quando estão prontos para enxertar, temos que colocar os rebentos que são fêmeas e machos. Já discutimos a distribuição do pistache em outro artigo e deve ser aproximadamente um macho para cada 9 fêmeas.
Flores e polinização no pistache

As flores surgem de um meristema ou célula mãe, que se divide continuamente em espiral com um ângulo áureo de 137,5º, formando tecido jovem e embrionário e localizadas nas gemas apicais de um caule de dois anos se for uma árvore masculina e um ano de idade, se for uma árvore masculina, é feminina. O resultado é a fluorescência, ou seja, grupos de muitas flores.
Na hora de podar devemos levar isso em consideração para não eliminar as que vão florir, pois uma vez fecundadas são as flores femininas que dão origem ao fruto do pistache.

A maioria das flores é hermafrodita, mas a do pistache é dióica. As flores masculinas e femininas são muito diferentes.
Partes de flores hermafroditas
Possuem a parte feminina e a masculina na mesma flor, isso favorece a fecundação.

Flores de pistache para polinização-Dióicas masculinas

Contorno de flor de pistache masculino

A floração começa no final das horas frias. No pistache masculino ocorre após o repouso invernal e antes do pistache feminino, se estes forem encurtados pode ser antecipado e pode haver um problema de tempo entre a floração destas e as flores femininas que começam mais tarde.
Características da flor masculina de pistache

- 2 brácteas para proteger a flor.
- 1 cálice com 5 lóbulos.
- Estames 2, 5 ou 8 com filamentos curtos, com anteras tetragonais preenchidas com pólen.
- O pólen contém células progenitoras vegetativas e germinativas, é de forma esférica, um tanto ovóide e de cor amarela. É coberto por uma camada interna chamada intina e uma camada externa chamada exina que possui uma das substâncias mais resistentes que existem na natureza e permite que ela chegue perfeitamente ao ovário sem ser alterada por fatores externos, físicos, químicos ou biológicos. Também possui 3 poros germinais que favorecem a fertilização.
- Não tem pétalas nem ovário.
(Lembre-se de que 1, 1, 2, 3, 5 e 8 são números da série de Fibonacci.)

Os cachos medem cerca de 65 mm e possuem cerca de 500 flores. A cor é esverdeada e algo acastanhada, agrupada em cachos e disposta segundo o ângulo áureo.
Flores dióicas femininas
As flores femininas são totalmente diferentes das masculinas, tanto na forma quanto no conteúdo. Reproduzem-se a partir da célula-mãe (meristema), após os machos e em brotos de um ano.
Características da flor feminina de pistache:
- 2 brácteas para proteger a flor.
- 1 cálice com 2 ou 5 lóbulos.
- 1 ovário superior de forma ovóide, ou seja, localizado acima do suporte da flor, com 1 óvulo.
- 3 estilos.
- 3 estigmas achatados, de cor roxa e fofos na borda.
- Não possui corola.
- Seu tamanho é maior que as flores masculinas.
- Não possui estames.

Cachos de cerca de 200 flores são formados com um comprimento de 75 mm. Se olharmos para um cacho de flores femininas com uma lupa, podemos ver essa estrutura.
(Novamente em sua formação temos os números de Fibonacci 1, 1, 2, 3).

Polinização de pistache
O fato de o pólen ser transferido para o ovário é conhecido como polinização e deve ser feito pelo vento, os insetos não são favoráveis porque são atraídos apenas pelas flores masculinas. Eles não levariam o pólen para as fêmeas.
A polinização do pistache começa quando as anteras que envolvem o pólen se abrem e começam a liberá-lo por cerca de 4 dias.

Para que ocorra uma boa polinização do pistache, vários fatores devem ser atendidos:
- Dispersão do pólen pelo vento. Em sua ausência, não é fácil para ele alcançar a flor feminina.
- Deixe o pólen encontrar o estigma da flor feminina.
- É muito importante que não chova nos dias de polinização porque o pólen é destruído.
- Além disso, as árvores estão estrategicamente localizadas para que alcancem o maior número de flores femininas que surgirão alguns dias depois.
- Tenha pistaches masculinos com polinização precoce, intermediária e tardia. Ou na mesma árvore as três variedades enxertadas.
- Que as árvores sejam bem nutridas para que produzam mais quantidade de pólen.
- As árvores masculinas devem ser mais altas que as femininas. Isso é obtido com uma poda adequada.
- Cubra a área norte e sudoeste com pistache masculino porque o vento geralmente vem da direção norte-sul ou sudoeste-sudeste.
- Nos dias seguintes à polinização do pistache, a plantação deve ter um ambiente úmido, o que significa que a germinação começa em questão de horas.
- A floração começa antes que as primeiras folhas brotem. Normalmente no final de março, início de abril.
!!A correta polinização do pistache garante uma boa colheita!!



Fonte