Plantae dá mais um passo em seu desejo de investigar e aprimorar a agricultura de precisão com sensores/sondas que medem a umidade relativa e a temperatura ambiente.
O que é umidade relativa?
Umidade é a quantidade de água, vapor de água ou qualquer outro líquido que está presente na superfície ou no interior de um corpo ou no ar.
A umidade relativa é, segundo o Rae, a expressão percentual da quantidade de vapor de água presente no ar em relação ao máximo possível para dadas condições de pressão e temperatura.
Por exemplo, se medirmos a umidade relativa e for 40%, indica que o ar está seco, pois precisaria absorver 60% de água para chegar a 100%. Se, ao contrário, for de 80%, teremos um ambiente muito úmido e a absorção será mínima.
Aplicações para agricultura
Na agricultura, a previsão é muito importante, especialmente para:
- O controle e previsão de pragas que dependem da medição da umidade foliar que podemos obter com uma fórmula em que uma das grandezas é a umidade relativa.
- Doenças fúngicas, pois certos limiares são necessários para que se proliferem e entre eles é importante a medição da umidade relativa.
Relação entre certos comportamentos das plantas e umidade relativa
- Irrigação e RH: existe uma relação direta entre os dois. Quando o valor da umidade relativa é muito baixo, a evapotranspiração aumenta. Por isso será necessário irrigar com uma estratégia ou outra dependendo dessa umidade.
- Nutrição e FC: existe uma relação inversa entre os dois. Quando a umidade é muito alta, a planta suará menos, portanto absorverá menos água e menos nutrientes.
Também afeta processos como polinização, floração… Aqui é importante também ter dados de temperatura que nos ajudarão nos estados fenológicos.

Controle de temperatura externa com sensores/sonda
A umidade deve estar ligada à medição da temperatura externa, isso permitirá maior controle da colheita.
Os controles mais importantes para a agricultura são:
- Cálculo das horas de frio.
- Cálculo da integral térmica/horas de calor.
- Previsão de geada.
Efeitos na polinização
Se a umidade for alta, o pólen se acumula no ambiente e não se desloca com facilidade do órgão masculino da flor para o feminino. Se a humidade for baixa, o pólen tem dificuldade em aderir ao estigma.
Sensores/sonda de umidade relativa de Plantae
Plantae está ciente de todos os problemas que podem afetar uma plantação e em nosso objetivo de promover a agricultura de precisão realizamos pesquisas que:
- Eles podem mitigar doenças de plantas.
- A qualidade e a quantidade do produto são incentivadas.
- Economia de energia.
Nosso projeto mais recente é medir a umidade relativa com sensores/sondas e combinar os resultados com outros fatores, como a integral térmica entre horas quentes e horas frias.
Tudo isso aliado a sensores que fornecem informações sobre o subsolo, medindo umidade e condutividade, tornarão a agricultura precisa e rentável com mínimo investimento por parte do agricultor.
Fontes: