Sensores de temperatura externa – seu efeito na agricultura

A importância dos sensores de temperatura externa e seu efeito na agricultura é o assunto que vamos desenvolver neste artigo. A vulnerabilidade das culturas a temperaturas extremas é o principal objetivo a combater, assim como a forma de evitar danos com as novas tecnologias.

Temperatura exterior

Temperatura é a medida que usamos para medir a quantidade de calor irradiada por um objeto ou ambiente.

A influência da temperatura nas plantas é fundamental, tanto no seu desenvolvimento como principalmente quando são extremas ou sofrem mudanças bruscas.

O que pode afetar a temperatura?:

  • Transpiraçã:, governada em partes iguais pela iluminação e pela temperatura, é maior à medida que as temperaturas sobem, sendo zero no escuro. É controlado pelos estômatos.
  • Fotossíntese: é o processo produzido com iluminação e no qual a planta transforma energia luminosa em energia química, é realizada fracamente em baixas temperaturas e sobe até um limite máximo de temperatura específico para cada espécie.
  • Respiração: é o processo produzido com pouca iluminação e no qual a planta através da oxidação de açúcares, gorduras, ácidos orgânicos, etc. obtém energia e libera CO2 e vapor de água. A atividade respiratória é fraca em baixas temperaturas e sobe até um limite máximo de temperatura específico para cada espécie.
  • Nas atividades enzimáticas eles são paralisados ​​quando a temperatura ótima de cada planta é excedida.
  • A permeabilidade da membrana celular, alterando a sua fluidez.
  • Os nutrientes e a absorção de água é alterada por temperaturas extremas.
  • Germinação. Cada espécie de planta tem uma temperatura abaixo da qual suas sementes não podem germinar.

Devemos desenvolver estratégias para lidar com temperaturas extremas, acima de 35º e abaixo de 0º.

As baixas temperaturas não atingem todas as plantas igualmente, depende do limiar que cada uma tem. Com os altos também influenciam de forma diferente em cada variedade.

Para avaliar a influência da temperatura externa nas plantas, temos que entender um conceito muito importante: a integral térmica. Parece uma coisa muito matemática, mas é realmente um conceito bastante simples.

O que é integral térmica?

É o número de graus Celsius que uma cultura deve acumular desde o momento em que é semeada ou plantada até obtermos sua produção no ciclo vegetativo atual.

Por exemplo, uma alface tem uma integral térmica de aproximadamente 700ºC desde o momento em que é plantada até estar pronta para consumo.

Medir essa integral térmica ajuda muito o agricultor. a medição é feita do limite inferior ao limite superior.

Limites térmicos

As temperaturas influenciam o crescimento das plantas de tal forma que, abaixo de uma certa temperatura, a planta fica «dormente», ou seja, seu crescimento para quase completamente.

A temperatura mínima que causa o início do crescimento é o limite inferior. A partir dessa temperatura, as horas de calor são contadas para calcular a integral térmica. Por exemplo, no pistache é de 7,2ºC.

O limite superior é a temperatura máxima que interrompe quase completamente o desenvolvimento da planta. Acima deles, também não são contabilizados para a integral térmica.

Esquema de irrigação com sondas e pluviômetro
1-Água da chuva. 2-Absorção do solo. 3-Irrigação por gotejamento. 4-Traspiração da planta. 5-Sensor de temperatura e condutividade do solo. 6-Sonda de umidade. 7-Evaporação. Sistema de 8 raízes. 9- Bulbo úmido. 10-Profundidades das sondas. 11-Infiltração do solo. 12-Meteo estação e sensor de temperatura exterior.

Cada usina possui uma integral térmica e isso será assunto de outros artigos. Hoje nos concentramos em explicar de maneira geral a influência da temperatura externa na agricultura.

Sensores de temperatura externa

Plantae oferece sensores de temperatura externa com cálculo integral térmico.

A cada momento o agricultor pode ter a informação do momento em que o limite inferior é ultrapassado e assim se inicia uma nova etapa no desenvolvimento da planta.

Instalamos na plantação uma estação meteorológica que envia informações por meio de seus sensores sobre a temperatura ambiente a um metro do solo.

A importância de medir a temperatura externa com sensores é a previsão dos estados fenológicos da cultura, pragas e doenças e o momento ideal de colheita.

Temperatura exterior
Temperatura exterior

Fuentes:

PlantaeAgro

AGRO

Você está procurando informações especializadas?

Entre em contato agora gratuitamente e sem compromisso com nossa equipe de Engenharia Agronômica